domingo, 19 de julho de 2009

Bordallo Pinheiro comemora 125 anos

Bordallo Pinheiro comemorou 125 anos
30 Junho 2009

Comemorou-se a 30 de Junho a fundação da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha Mestre Rafael Bordallo Pinheiro foi uma figura determinante na cultura popular portuguesa, dominando diversas artes com inegável criatividade e irreverência.
Como ceramista, concebeu um sem número de peças, entre esculturas, vasos, terrinas, azulejos, floreiras, serviços de chá, paliteiros, jarras e garrafas, criando uma galeria de objectos que perduram vivamente na memória colectiva.
Em 1884, Bordallo Pinheiro funda a Fábrica de Faianças Artísticas das Caldas da Rainha, instrumento decisivo na difusão da sua imaginação e do seu engenho.
Hoje em dia a Bordallo Pinheiro, recentemente adquirida pelo Grupo Visabeira, produz faiança utilitária e decorativa, recuperando o imaginário do seu fundador com os necessários toques de contemporaneidade, adaptando-a às necessidades do dia-a-dia.
Uma longa tradição e design moderno convivem assim na Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, perpetuando e projectando além-fronteiras o imaginário de um homem que usou, de forma indelével, o humor e o arrojo na produção artística nacional.
A empresa, para além do mercado nacional, marca também presença em países como os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Austrália, Dinamarca, Holanda e Japão, entre outros, onde a suas peças são muito apreciadas.
Para marcar a comemoração dos 125 anos, serão realizadas, até Junho de 2010, várias acções
a nível nacional, englobando o lançamento de peças exclusivas alusivas à data e a comercialização de produtos desenvolvidos em parceria com alguns dos mais ilustres artistas portugueses, entre muitas outras.
A acompanhar este processo, será ainda dado especial ênfase à aproximação da marca aos consumidores, sendo criados novos pontos de venda com a imagem renovada da Bordallo Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário